Brasão_Monte_Castelo
HISTÓRICO DO MUNICÍPIO

Em 1.946, Ricardo Tognon, Manoel dos Santos Esgalha e Alfredo Potumati idealizaram a fundação de um povoado. Depois de estudada as possibilidades, ficou resolvido de que o povoado seria localizado na curva da Estrada que liga Andradina a Tupi Paulista, ex-Gracianópolis, a 12 quilômetros do Rio Feio e se chamaria Galante.

Um ano depois, foram construídas as primeiras casas, chegaram os primeiros povoadores: Joaquim Dias, Altino Francisco Cruz, Osório de Almeida e Pedro Nolasco, o primeiro comerciante.

As terras férteis para a lavoura onde se plantam os cafezais, algodão, milho e arroz, contribuíram para o desenvolvimento do povoado.
Com o seu crescente progresso, surgiu a idéia de elevar o povoado a Distrito de Paz, o que conseguiram pela promulgação da Lei Qüinqüenal n.º 233, de 24 de dezembro de 1.948, instalado em primeiro de janeiro de 1.949, com o nome de Monte Castelo, em homenagem aos pracinhas brasileiros que lutando pelos nossos ideais tombaram nos campos de batalha, em Monte Castelo, na Itália.

Com a fertilidade de seu solo, onde as culturas de cereais davam certa solidez econômica fomentando rápido progresso, o Distrito de Monte Castelo foi elevado à categoria de Município na Comarca de Tupi Paulista como território desmembrado do respectivo Distrito, pela Lei n.º 2.456, de 30 de dezembro de 1.953, e instalado a primeiro de janeiro de 1.954.

Neste mesmo ano, a 3 de outubro, realizaram-se as primeiras eleições sendo eleito Prefeito o Senhor Manoel dos Santos Esgalha, um dos fundadores do Município.

LOCALIZAÇÃO: 21º , 17’, e 58” de latitude e 51º , 34’, e 07” longitude

CLIMA: quente, com inverno seco. Temperatura média: mínima de 18ºC – máxima de 34ºC.

ALTITUDE: 400 metros

ÁREA: 261 quilômetros quadrados.

ESTRADAS RURAIS: 365 km

EDUCAÇÃO: possui uma escola estadual de 5ª à 8ª série e ensino médio, uma escola municipal de ensino fundamental (1.ª à 4.ª séries) uma EMEI “Profº Matsuo Koshyiama Municipal e EMEI Creche “Maria de Assis Gonçalves”.

SAÚDE: possui uma Unidade Básica de Saúde onde funcionam 2 PSF e duas equipes do PACS, cada uma delas com cinco agentes.

PREFEITO ATUAL: FRANCISCO SUARES DE LIMA, eleito para o mandato de 1.º de janeiro de 2.013 até 31 de dezembro de 2.016.

CENSO – 2002: 3.957 habitantes (publicado no DOU de 31/07/2002).

CENSO – 2005: 3.695 habitantes.

CENSO – 2007: 4014 habitantes.

RESERVA FLORESTAL
Consideramos uma providência de significativo impacto ambiental, vez que a reserva preserva a fauna e a flora e já se faz sentir os benefícios da medida com o aumento no número de pássaros e de animais silvestres encontrados na região. Somos de opinião que deveria ser estendido os limites da reserva por todo o Rio Aguapeí (Feio), e não só em parte dessa região, por entendermos que a preservação do meio-ambiente é condição principal para o bem estar de todos os seres viventes do planeta.